Hipátia

Conheça as soluções tecnológicas do modelo Hipátia

A viabilidade da implementação da preservação digital, respeitando a integração de tecnologias que possibilitem a garantia de autenticidade dos documentos desde sua produção até sua destinação final, depende intimamente de soluções tecnológicas que foram desenvolvidas no âmbito de estudos e pesquisas do Modelo Hipátia: BarraPres, ValidaPres e MetaPres.

BarraPres

Faz parte desse modelo o BarraPres, um barramento capaz de extrair, aplicar estruturas informacionais e empacotar pacotes de dados. Dessa forma, o BarraPres é um software livre, de código aberto, desenvolvido e mantido pelo IBICT, e voltado a integrar sistemas seguindo o modelo Open Archival Information System (OAIS) para preservação.
O BarraPres, atua como uma camada de integração entre os sistemas gestores (produtores) de conteúdos e um sistema de preservação. Assim, o BarraPres recebe os conteúdos oriundos dos sistemas fontes, convertendo os conteúdos para pacotes em formato do sistema de preservação no padrão BagIt, contendo metadados de conservação baseados na política de preservação definida. O BagIt é o formato padronizado de empacotamento utilizado pelo Archivematica. Ele foi criado pela Biblioteca do Congresso Americano sob licença pública e organiza de forma hierárquica os documentos digitais junto aos seus metadados, possibilitando a criação de um pacote de Submissão de Informação, na sigla inglesa de Submission Information Package (SIP), que é enviado para um repositório de preservação, como o Archivematica.

ValidaPres

A solução tecnológica ValidaPres é uma plataforma capaz de conceder e validar a presunção de autenticidade ao documento digitalizado com base na autenticação das imagens digitalizadas e na concessão de presunção de credibilidade do documento digital. Os documentos digitalizados são capturados pelo ValidaPress, que por sua vez possibilita a inserção de elementos descritivos ao documento digitalizado que possam garantir a autenticidade a longo prazo, para que o documento possa ser devidamente preservado. Suas características são capazes de promover a governança e gerenciamento de projetos de digitalização; garantir a qualidade de imagem; selecionar formatos e compressão de arquivos; padronizar os metadados exigidos pela legislação vigente; normalizar e certificar imagens digitalizadas; homologar os documentos por assinatura simples ou qualificada.

MetaPres

O MetaPres é um serviço de metadados de acesso implementado em repositórios arquivísticos digitais por meio de algoritmo na linguagem de programação Python. Na sua primeira versão, o MetaPres tem a finalidade de possibilitar a plena utilização dos metadados descritivos do padrão ISAD(G) por repositórios arquivísticos digitais desenvolvidos a partir do modelo Hipátia, que implementam fluxos de preservação automatizados com o apoio dos softwares Archivematica e AtoM (Access To Memory). Com a primeira versão do MetaPres, esses repositórios não precisarão mais ficar restritos a limitações impostas pelo mapeamento de metadados Dublin Core para ISAD(G) realizadas no âmbito da integração nativa entre os softwares AtoM e Archivematica.
Nas próximas versões, pretende-se ampliar o escopo das funcionalidades do MetaPres de forma que possibilite a disseminação de Pacotes de Informação de Disseminação (DIPs) em repositórios arquivísticos do modelo Hipátia com outros softwares de acesso e disseminação.