Hipátia

Pesquisa aplicada

O Modelo Hipátia de Preservação Digital desenvolve-se sob coordenação do IBICT enquanto projeto de pesquisa aplicada, que busca concentrar e validar as melhores teorias, metodologias e práticas para a garantia da preservação de documentos digitais a longo prazo.
Cada parceria estabelecida é fundamentada em um projeto de pesquisa, onde são alocados pesquisadores, que desenvolvem estudos e metodologias capazes de promover a inovação e desenvolvimento para a preservação digital por meio de sua implementação em diferentes contextos e configurações.

Conheça nossos projetos de pesquisa aplicada e suas especificidades:

2025

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Já em 2025 foi o momento de iniciar as atividades da parceria que foi construída desde 2024, para apoiar a implementação, no prazo de dois anos, do RDC-Arq no TRE-MG baseado no modelo Hipátia, utilizando como piloto o sistema no Processo Administrativo Digital (PAD), em parceria técnica científica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Dentre os objetivos específicos estão: 1. Avaliar escopo tecnológico e computacional do TRE-MG;  2. Analisar as demandas de gestão e preservação dos documentos arquivísticos digitais e a estrutura informacional do PAD do TRE-MG; 3. Propor modelo de preservação para repositório arquivístico digital confiável aplicável ao PAD; 4. Implementar o modelo de preservação definido para o PAD; 5. Disseminar o conhecimento construído durante a pesquisa;

Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital ainda estão em andamento e serão implementadas no sistema legado Processo Administrativo Digital (PAD) que está em processo de substituição pelo SEI.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ACRE

Em construção desde 2024, a parceria estabelecida entre Ibict e Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) tem como objetivo implementar um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) integrado ao Diário da Justiça Eletrônico (DJe) e ao Sistema Eletrônico de Documentos (SEI) do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Dentre os objetivos específicos estão: 1. Avaliar escopo tecnológico e informacional do TJAC; 2. Apoiar ações de governança arquivística institucional; 3. Propor a aplicação do modelo de preservação Hipátia; 4. Implementar o modelo de preservação Hipátia definido para os sistemas DJe e SEI; 5. Disseminar e transferir o conhecimento construído durante a pesquisa. 

Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital ainda estão em andamento e serão implementadas no DJe e SEI.

2024

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

A parceria entre Ibict e Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), se fundamenta no desenvolvimento de pesquisa para implantação de Repositório Arquivístico Digital Confiável – (RDC-Arq), no âmbito do TJRJ, por meio do Modelo Hipátia, utilizando as soluções tecnológicas BarraPres (barramento tecnológico), Archivematica (responsável pela preservação e manutenção dos documentos arquivísticos digitais permanentes/históricos e de longo prazo) e AtoM (sistema de acesso na plataforma arquivística de descrição, difusão, acesso e transparência ativa de documentos e informações). Dentre os objetivos específicos estão: 1. Avaliar escopo informacional e computacional do TJRJ; 2. Consolidar as demandas de gestão e preservação dos documentos digitais e de seus metadados aplicáveis ao SEI; 3. Estruturar a aplicação do modelo de preservação Hipátia no TJRJ; 4. Implementar o modelo de preservação Hipátia definido para o sistema SEI; 5. Disseminar e transferir o conhecimento construído durante a pesquisa; 6. Suportar a implantação de sistemas informacionais relacionados à preservação digital por um período de 12 meses.

Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital ainda estão em andamento e serão implementadas no SEI.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO

Ainda em 2024, foi estabelecido acordo do Ibict com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) com o objetivo de implementar um RDC-Arq no TRE-SP utilizando como piloto o sistema SEI e as possibilidades de aprimoramento do módulo de validação proposto pelo Modelo Hipátia de Preservação Digital. Dentre os objetivos específicos estão: 1. Avaliar escopo informacional, tecnológico e computacional do TRE-SP; 2. Estruturar a aplicação do modelo de preservação Hipátia, considerando a integração com o sistema SEI do TRE-SP; 3. Implementar o modelo de preservação Hipátia definido para o sistema SEI; • 4. Disseminar o conhecimento construído durante a pesquisa; 5. Prover apoio na atualização e melhoria de sistemas informacionais relacionados a preservação digital por meio do modelo Hipátia por 12 meses. 

Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital ainda estão em andamento e serão implementadas no SEI.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRÍTORIOS

Em sua terceira edição, uma nova parceria entre IBICT e TJDFT foi estabelecida, tendo como objetivo geral realizar estudos para aprimoramento e propor aspectos complementares ao RDC-Arq implementado no âmbito do TJDFT. Dentre os objetivos específicos estão: 1. Aprofundar os estudos sobre a performance e a escalabilidade daarquitetura do modelo de preservação; 2. Analisar a viabilidade de utilização automatizada de pacotes de preservação consolidados no âmbito do Modelo Hipátia; 3. Aprofundar estudos quanto aos aspectos voltados à preservação de documentos de guarda intermediária e destinação final de dados e metadados; 4. Estruturar atendimento aos requisitos para futura certificação relacionada ao RDC-Arq; 5. Estudar a integração entre a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ) e as soluções que compõem o RDC-Arq do TJDFT; 6. Disseminar os conhecimentos produzidos no contexto da pesquisa.

Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital estão concentradas na verificação de integridade do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). A pesquisa ainda está em andamento e seu desenvolvimento pode ser acompanhado por seus relatórios parciais.

2023

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO

Já em 2023 foi firmada parceria com o TCU, com o objetivo geral de implementar RDC-Arq no Tribunal de Contas da União (TCU) adotando como piloto o sistema e-TCU controle externo para preservação baseado no modelo Hipátia em parceria técnica-científica com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Dentre os objetivos específicos, estão: 1.Diagnosticar aspectos relevantes para a proposição e implementação de um RDC-Arq no TCU; 2. Estruturar a aplicação do modelo de preservação Hipátia; 3. Implementar o modelo de preservação Hipátia definido para o sistema e-TCU controle externo; 4. Disseminar o conhecimento construído durante a pesquisa. Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital foram implementadas no e-TCU.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RONDÔNIA

A parceria entre IBICT e TJRO foi firmada em 2023, tendo como objetivo geral implementar do Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-Arq de forma integrada a um sistema de disseminação, por meio dos ambientes BarraPres, Archivematica e AtoM, bem como a criação de barramento tecnológico piloto do Diário da Justiça Eletrônico e Diário da Justiça Físico com a extração de metadados e arquivamento dos diários publicados para preservação digital. São objetivos específicos desta parceria: 1. Levantamento e análise dos sistemas de gestão e preservação dos documentos digitais do TJRO aplicáveis ao projeto; 2. Avaliar escopo tecnológico e documental existentes dentro do parque informacional do TJRO; 3. Propor modelo de preservação para repositórios arquivísticos digitais confiáveis aplicável ao Diário da Justiça Eletrônico e Diário da Justiça Físico; 4. Suportar a implantação de sistemas informacionais relacionados à preservação digital; 5. Aplicar modelo de preservação definido; e 6. Disseminar o conhecimento construído durante a pesquisa. Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital foram implementadas no DJe e no SEI.
A pesquisa ainda está em andamento e seu desenvolvimento pode ser acompanhado por seus relatórios parciais.

2022

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO

Em 2022 foi firmado a parceria entre IBICT e o TRT4ª onde buscava-se alternativas integradas aos documentos nato-digitais e documentos digitalizados, resultando no desenvolvimento da solução tecnológica ValidaPres. O objetivo geral do projeto pautou-se em implementar o modelo RDC-Arq na estrutura do PJe da Justiça do Trabalho e de processos físicos digitalizados. Contemplando os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolver modelo de gestão documental aplicável ao contexto do projeto; 2. Propor infraestrutura informacional e computacional em acordo com as demandas do processo de digitalização de autos de processos físicos; 3. Propor infraestrutura informacional e computacional em acordo com as demandas do PJe da Justiça do Trabalho; 4. Provar modelos propostos; e 5. Disseminar conhecimento.
Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital foram implementadas no DJe e no PJe. A pesquisa ainda está em andamento e seu desenvolvimento pode ser acompanhado por seus relatórios parciais.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

Visando se ater às tendências nacionais e internacionais da área, o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) avançou nas discussões pertinentes ao tema, inclusive com a organização de eventos e capacitações. A expertise desenvolvida pelo IBICT em sua área de atuação está alinhada à demanda do TJMG. Sendo assim, em 2022 foi elaborado um projeto em conjunto para construção de soluções de pesquisa no âmbito conceitual, metodológico e tecnológico. O objetivo geral consiste em implementar barramento tecnológico para a integração dos sistemas PROJUDI e DJe ao RDC-Arq. Dentre os objetivos específicos estão: 1. Realizar estudos e pesquisas a fim de promover a implantação do Repositório Arquivístico Digital Confiável – RDC-Arq de forma integrada a um sistema de disseminação, por meio dos ambientes BarraPres, Archivematica e AtoM; 2. Implementar os sistemas informacionais que viabilizem a gestão, preservação e o acesso aos documentos digitais do TJMG e barramento tecnológico para a integração dos sistemas PROJUDI e DJe ao RDC-Arq; 3. aplicar o modelo de preservação e acesso e as funcionalidades de gestão (aplicadas ao PROJUDI) com base no escopo tecnológico definido (ambiente de produção); 4. Disseminar o conhecimento construído durante a pesquisa.
Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital foram implementadas no DJe e no PROJUDI. A pesquisa ainda está em andamento e seu desenvolvimento pode ser acompanhado por seus relatórios parciais.

2020

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS

Em 2018 Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) estabeleceu parceria com Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) a fim de promover soluções viáveis de implementação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) e identificar a necessidade de aprimoramento do modelo de RDC-Arq com a incorporação de outros sistemas. Dessa forma o objetivo geral foi aprimorar a implementação do modelo RDC-Arq na estrutura do TJDFT. Enquanto os objetivos específicos, pautam-se em: 1.Melhorar o desempenho e infraestrutura do barramento RDC-Arq; 2. Disponibilizar novas formas de acesso ao RDC-Arq; 3. Possibilitar integração com o Processo Judicial Eletrônico – PJe; 4. Desenvolver módulo de interface para o AtoM; 5. Provar modelos propostos; 6. Disseminar conhecimento. Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital foram implementadas no DJe e no SEI.
O projeto já foi concluído e entregue à instituição, assim como o relatório final das atividades.

2019

ARQUIVO NACIONAL

Em 2019, o AN firmou projeto de pesquisa com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), para atuar como parceiro especializado, a fim atender à necessidade de gestão documental, visando a construção de metodologias e adoção de soluções tecnológicas livres para a coleta, organização, disseminação e preservação da informação no AN, além do domínio de novas soluções tecnológicas livres que dinamizam o processo de gestão da informação em consonância com as atividades da instituição. O objetivo geral desta pesquisa pautou-se na construção de metodologias e adoção de soluções tecnológicas livres para a coleta, organização, disseminação e preservação da informação no Arquivo Nacional. Dentre os objetivos específicos estão: 1. Desenvolver estudo e avaliar o uso do software livre Koha para a gestão de biblioteca; 2. Desenvolver e aplicar estudos voltados para o processo de entrada dos representantesdigitais do Arquivo Nacional no software livre Archivematica; 3. Desenvolver e aplicar estudos voltados para o processo de entrada de originais digitais mantidos em sistemas informatizados pelos produtores no Arquivo Nacional; 4. Desenvolver e aplicar estudos voltados para o processo de entrada de originais que não estão mantidos em sistemas informatizados pelos produtores no Arquivo Nacional; 5. Disseminar conteúdo.
Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital foram implementadas no DJe e no SEI. O projeto já foi concluído e entregue à instituição, assim como o relatório final das atividades.

2018

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS

Em 2018 Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) estabeleceu parceria com Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) a fim de promover soluções viáveis de implementação de um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) e identificar a necessidade de aprimoramento do modelo de RDC-Arq com a incorporação de outros sistemas. Dessa forma o objetivo geral foi aprimorar a implementação do modelo RDC-Arq na estrutura do TJDFT. Enquanto os objetivos específicos, pautam-se em: 1.Melhorar o desempenho e infraestrutura do barramento RDC-Arq; 2. Disponibilizar novas formas de acesso ao RDC-Arq; 3. Possibilitar integração com o Processo Judicial Eletrônico – PJe; 4. Desenvolver módulo de interface para o AtoM; 5. Provar modelos propostos; 6. Disseminar conhecimento. Nesse contexto, as estratégias e ações de preservação digital foram implementadas no DJe e no SEI.
O projeto já foi concluído e entregue à instituição, assim como o relatório final das atividades.